Somente quem usa cartão eletrônico terá direito à redução da tarifa em PG

A redução da tarifa do transporte coletivo em Ponta Grossa vai beneficiar apenas quem usa bilhetagem eletrônica (cartões recarregáveis), ou seja, em torno de 60% dos usuários, que vão pagar R$ 2,50. Os outros 40% continuarão pagando R$ 2,60. Portanto, não houve vantagem para quem paga a passagem em dinheiro.

A decisão foi tomada numa reunião de última hora convocada pelo secretário de Planejamento, João Ney Marçal Júnior, a pedido do prefeito. O site da Prefeitura, no entanto, não divulgou fotos da reunião, que teria contado com a presença de membros do Conselho Municipal de Transportes.

Manifestação durante audiência do transporte coletivo
O fato da administação municipal aproveitar o momento para implantar a tarifa diferenciada está sendo criticado pelos internautas nas redes sociais.
Muitos defendem que o benefício deve ser estendido a todos os usuários e que a tarifa diferenciada deveria ser melhor discutida, principalmente em novas audiências sobre o transporte coletivo, que deveriam acontecer para tratar da renovação do contrato com a Viação Campos Gerais (VCG) e das melhorias defendidas pela população.

A medida é reflexo da determinação do governador do Estado, Beto Richa, de subsidiar o transporte coletivo nas grandes cidades, desonerando um dos principais itens da planilha de custos, que é o combustível. Sem o ICMS, o diesel usado pelos coletivos ficou mais barato.