Criação de cargos e abuso de diárias podem levar à cassação do prefeito de Ipiranga

Pressionada pelos moradores, a Câmara de Ipiranga instaurou a Comissão Parlamentar Processante (CPP) que julgará as eventuais infrações administrativas cometidas pelo prefeito Roger Selski (PR).

Com a Casa cheia, os vereadores deram seguimento à denúncia do Ministério Público do Estado do Paraná (MP) sobre a criação de 22 cargos comissionados. Segundo a ação ajuizada pelo MP, a ampliação dos cargos feriu normas da Constituição Federal, da Constituição Estadual e afrontou, ainda, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A CPP pode resultar no impeachment, caso as infrações sejam comprovadas pela CPP e aprovadas pela maioria dos vereadores. A perda do mandato, inclusive, já havia sido recomendada pela própria Promotoria de Justiça do município, que oficiou à Câmara sobre irregularidades identificadas na Administração Municipal.

Além da criação dos cargos incompatíveis com a saúde financeira de Ipiranga, o MP também notificou o Legislativo sobre o processo que aponta ilegalidades no abuso de diárias e viagens internacionais do chefe do Executivo. Com informações de Bruno Ávila.