UEPG recebe primeiros royalties gerados pela inovação

Com a patente licenciada “Aparelho vibratório para aplicação de adesivo em substrato dental”, os professores doutores Alessandro Dourado Loguércio e Alessandra Reis, do Departamento de Odontologia, geram royalties para a UEPG.

A patente PI 0701883-5 A2 foi depositada, em 2007, em parceria com engenheiro Rafael Tiago Patzlaff, diretor administrativo da empresa Odeme Dental Research. A UEPG é co-titular da patente licenciada junto com Patzlaff, da Odeme, fundada em 2005, para buscar soluções inovadoras em acessórios, dispositivos e equipamentos para pesquisa médica e odontológica.

Com base na Lei de Inovação e na Resolução Universitária (nº 36, de 10 de dezembro de 2008), a titularidade da UEPG corresponde a 5% dos ganhos econômicos provenientes do licenciamento da patente. Segundo o professor, os valores obtidos por royalties serão assim destinados: 33% aos autores/criadores como incentivo; 34% à administração da UEPG; e 33% aos departamentos e unidades aos quais estão vinculados os autores/criadores.