HU-UEPG registra recorde de cirurgias em abril

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) registrou, em abril, um número recorde de cirurgias. Entre os procedimentos eletivos (238) e de urgência (175), passaram pelo centro cirúrgico do hospital 413 pacientes.

Contribuíram para este fato, as especialidades de ortopedia, com 136 procedimentos; e cirurgia geral, 117 casos. Destaque também para otorrinolaringologia, com 33 pacientes operados, serviço este ofertado a partir da entrada da primeira turma de residência médica na área, em fevereiro deste ano.

Números informados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa: 

Entre as especialidades com maior volume de cirurgias, a ortopedia (fraturas, ombro, menisco, ligamento de joelho, etc.) tem a ocorrência de 101 casos em janeiro; 81 no mês seguinte; depois 121; e 136 em abril. A cirurgia geral, que inclui operações de vesícula e hérnia, por exemplo, iniciou o ano, com 73 casos; passou para 76; foi a 106; e chegou a abril, com 117 registros. A vascular também veio num crescente, com 32 pacientes, em janeiro; 36 em fevereiro; 34, em março; e 41 em abril.

Já os casos de pediatria decresceram, com apenas 12 casos em abril, contra 33 registrados em fevereiro. Mesmo caso das cirurgias torácicas, que teve 10 casos em janeiro; e agora, em abril, somente 5 procedimentos. Seguem nesse quadro, as cirurgias plásticas, com a realização de 20 procedimentos em janeiro; diminuindo para 12, em fevereiro e março; e voltando a subir, em abril, com 17 registros. No campo da oncologia, foram 11 operações em janeiro; 5 em fevereiro; 13 em março; e 15, em abril. A gastroenterologia teve apenas cinco casos, nos quatro primeiros meses de 2018.