Paraná tem 860 mil eleitores com títulos cancelados, diz TRE

O Paraná tem 864.179 eleitores com títulos cancelados, após o fim do prazo para a regularização no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última quarta-feira (9). Só em Curitiba são 142.011 pessoas.

De acordo com o relatório, a maior parte dos cancelamentos aconteceu por falta de recadastramento biométrico, com 709.053 títulos. Destes, 109.226 são da capital paranaense.

Segundo o TRE, as pessoas que não compareceram em até duas eleições ainda podem votar em outubro deste ano, mesmo que não tenham regularizado o título. O prazo para providenciar a primeira via ou transferir o documento para outra cidade se encerrou na última quarta-feira. Agora, o eleitor pode procurar o TRE apenas para solicitar a segunda via do título.

Aqueles que não estão com o documento regularizado não podem se inscrever em concursos públicos, assumir cargos públicos, e obter passaporte ou CPF, caso tenha mais de 18 anos, entre outros serviços.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 7 de outubro. Um eventual segundo turno será no dia 28 do mesmo mês.

Publicado por Redação Banda B. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr.