Chuva alaga ruas de Guaratuba e deixa famílias desalojadas

Cerca de cem pessoas ficaram desalojadas em Guaratuba, após as fortes chuvas que atingiram a região desde sexta-feira (15). A Defesa Civil emitiu um alerta para o alto risco de deslizamento em todas as regiões próximas de morros.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 40 famílias permanecem sem poder voltar para suas casas. O ginásio de Esportes Ney Braga está sendo usado para abrigar quem teve a casa inundada.

Em três dias, choveu cerca de 60% do previsto para todo o mês de fevereiro na região. De sexta a domingo (17), o Simepar registrou 196 milímetros de chuva em Guaratuba. A média para o mês de fevereiro é de 294 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva intensa e o risco de alagamentos eram esperados e os moradores do Litoral foram alertados por meio de mensagens de texto. Como a Defesa Civil continua atendendo chamados na região, é possível que o número de desalojados ainda suba.

Os alagamentos atingiram todo o município de Guaratuba. No entanto, a situação é mais crítica nos bairros Mirim, Carvoeiro, Cohapar 2 e Nereidas.

Dados do Simepar indicam que as chuvas continuam intensas na segunda-feira (18)  na região do Litoral e começam a perder forças a partir de terça-feira (19).

CBN Curitiba com Paraná Portal. Foto: Defesa Civil do Governo do Paraná.