EUA testam sistema que burla censura na Web

O governo dos Estados Unidos está testando, em segredo, uma tecnologia na China e no Irã que deixa os residentes daqueles países burlarem as telas montadas por seus governos para limitar o acesso a notícias na Internet.
O sistema de "feed por email" (FOE, em sua sigla em inglês) envia notícias e dados através de tecnologia que evita os protocolos de verificação de regimes restritivos, disse Ken Berman, chefe de tecnologia da informação do Conselho de Diretores de Radiodifusão do governo dos EUA, que está testando o sistema.
Os mecanismos de publicação de notícias são enviados através de contas de e-mail, incluindo os serviços do Google, da Microsoft e do Yahoo.
A Internet se tornou uma ferramenta poderosa para cidadãos de países onde o governo censura a mídia regularmente, possibilitando que descubram e reajam a importantes eventos sociais e políticos.
Jovens iranianos usam serviços de rede social como o Facebook e o Twitter, assim como telefones celulares, para coordenar protestos e dar relatos sobre manifestações após a polêmica eleição presidencial do país em junho.
Em maio, na véspera do vigésimo aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial, o governo chinês bloqueou o acesso ao Twitter e ao Hotmail.

Comentários