Audiência pública debate implantação de usina em PG

A audiência proposta pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para debater a possibilidade de acabar com o aterro sanitário e implantar uma usina para o aproveitamento de resíduos sólidos lotou a Câmara Municipal, nesta quinta-feira (27). Comunidade, líderes de importantes segmentos da cidade, autoridades e técnicos estiveram presentes.

O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Fernando de Paula, apresentou a proposta do governo municipal e respondeu às dúvidas da população por cerca de três horas. “Acredito que os propósitos dessa audiência foram atingidos, conseguimos reunir um grande número de pessoas interessadas em contribuir com o debate e ouvir as novidades que trouxemos da Europa para Ponta Grossa. Foi muito enriquecedor para todas as partes”, avalia o secretário.

De acordo com Fernando, a principal intenção era discutir com a população o uso de uma nova tecnologia para dar uma destinação adequada aos resíduos sólidos produzidos na cidade. “Os cidadãos, agora munidos de informações, terão que escolher entre manter um aterro ou implantar uma usina de resíduos que tem eficiência de 90%, acabando com o terrível problema dos chorumes com a recirculação do sistema, gerando uma energia limpa e separando os recicláveis”, revela o secretário.

Durante a explanação, Fernando pontuou as ações do poder público municipal no gerenciamento dos resíduos sólidos desde 2005. Entre elas, a criação do programa “Renda do Lixo”, a organização dos catadores com a criação de quatro Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, a parceria com empresas como a Tetra Pak e a FEMSA, a implantação de seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e o desenvolvimento do programa Feira Verde - que troca materiais recicláveis por alimentos.

Comentários