Lei do Vereador Edilson Fogaça que instituiu a Comissão Permanente de Combate à Pedofilia em PG foi copiada em diversos municípios

Enfrentamento é constante

Por iniciativa do vereador Edilson Fogaça, Ponta Grossa passou a contar com uma comissão permanente de combate à pedofilia e à violência contra a criança. A lei aprovada na Câmara de Vereadores prevê a qualificação de agentes comunitários e de saúde, professores e conselheiros tutelares no que se refere à pedofilia e aos casos de violência física, sexual e psicológica contra a criança.

O vereador Edilson Fogaça enfatiza que a Prefeitura de Ponta Grossa deve oferecer cursos, palestras e material didático para estes profissionais de forma que estejam preparados para identificar casos de pedofilia e de violência doméstica contra a criança e o adolescente.

Ponta Grossa saiu na frente e deu exemplo a diversos municípios, que copiaram o teor do projeto para aprovação, destacando a importância e a necessidade da criação de comissões permanentes.

Segundo os últimos apontamentos, mensalmente são mais de 100 casos registrados pelos conselhos tutelares. Na maioria dos casos a violência acaba se confirmando e isso é um fato que preocupa a sociedade.

O abuso sexual de menores gera danos na estrutura e nas funções do cérebro da criança molestada, incluindo aquelas que desempenham papel importante na memória e nas emoções.

A internet é o maior veículo de propaganda de erotismo infantil nos dias atuais.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 241, estabelece a pena de detenção de um a quatro anos e multa para quem “fotografar ou publicar cena de sexo explícito ou pornografia envolvendo criança e adolescente”.