Detran amplia serviços pela internet

Novos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná pela internet já estão disponíveis para a população paranaense a partir desta terça-feira (25), com o lançamento da nova fase do sistema Detran Fácil, que desde 2011 oferece serviços online de habilitação e veículos.

Agora, estão disponíveis serviços online que antes só podiam ser feitos de forma presencial por exigirem comprovação de identidade. Entre estes procedimentos estão alteração de endereço, recursos de multas estaduais, recurso de suspensão e cassação de CNH e agendamento de curso de reciclagem.

A nova plataforma permitirá ainda que o usuário mantenha seu cadastro sempre atualizado e que o Detran entre em contato via email e mensagem SMS, avisando sobre vencimento da habilitação, andamento de processos e resultados de provas e exames. Outra novidade é que o usuário poderá se conectar via redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+.

Para ter acesso às novas funções, o Detran Fácil precisará da comprovação de identidade do proprietário do veículo, que deve ser feita mediante autorização presencial – uma única vez, em uma unidade física do Detran Paraná. O usuário preenche, imprime e assina uma autorização que permite o acesso ao banco de dados e o uso da aplicação, comprovando sua identidade.