Eleições 2016: sai a primeira pesquisa para prefeito de Ponta Grossa

Rejeição de Marcelo Rangel (PPS) cresce e favorece liderança de Marcio Pauliki (PDT) e Aliel Machado (PCdoB) nas intenções de voto para a sucessão da Prefeitura de Ponta Grossa

Os deputados eleitos Marcio Pauliki (PDT) e Aliel Machado (PCdoB) são os favoritos para substituir Marcelo Rangel (PPS) na Prefeitura de Ponta Grossa. É o que aponta o instituto IRG Consultoria e Pesquisa. De acordo com o estudo, nomes ligados a grupos de oposição têm se fortalecido, enquanto aumenta a rejeição do prefeito.

Se a disputa pela Prefeitura fosse hoje, Marcio Pauliki teria 31,04% dos votos contra 26,92% de Aliel Machado. No cenário apresentado, Marcelo Rangel seria o terceiro mais votado, com 18,43%, seguido do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), que obteria 12,01% do eleitorado e por Edilson Fogaça (PMDB), com 5,80% dos votos.

A crise financeira na Prefeitura, que tem lançado sucessivas manobras para fechar o ano com as contas equilibradas, integra o questionário do IRG. O instituto perguntou aos eleitores qual dos possíveis candidatos teria condições de colocar as finanças públicas em dia. Neste cenário, Pauliki teria 32,08% dos votos e uma vantagem de seis pontos percentuais sobre Aliel. Já Rangel seria o terceiro mais votado, com uma desvantagem de 16 pontos de Pauliki e dez de Aliel.

O IRG mediu, ainda, a aprovação do governo Rangel e questionou os eleitores sobre a reeleição do prefeito. Segundo o levantamento, 57,56% dos 483 eleitores consultados desaprovam a maneira que a prefeitura é administrada. Apenas 30,43% disseram aprovar a administração municipal e 12,01% afirmaram não saber ou preferiram não responder a questão. Já o percentual de eleitores que não reelegeriam Rangel chegou a 67,91%, contra 30,64%.

Metodologia

A pesquisa estimulada do IRG foi realizada entre os dias 15 e 17 de dezembro e utilizou uma amostra de 483 eleitores de Ponta Grossa. O instituto detalhou o levantamento em uma série de segmentos e dividiu a cidade em oito setores, incluindo 57 bairros e vilas. O setor com a amostragem mais expressiva abrangeu as vilas dos bairros Boa Vista e Nova Rússia. Das 483 pessoas consultadas, 18,43% são residentes desta região. O nível de confiança do levantamento do IRG é de 95%, com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Fonte: Jornal da Manhã