Novo escândalo: Rombo na Receita Federal já chega a R$ 19 bilhões

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (26) uma operação para desarticular organizações criminosas que podem ter causado prejuízo de até R$ 19 bilhões à Receita Federal. De acordo com a corporação, são 41 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo e Ceará. Os grupos agiam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão que julga os recursos administrativos das autuações promovidas pelo Fisco.

Além de 180 policiais federais, 55 fiscais da Receita Federal ajudam na operação. As investigações começaram em 2013 e apontaram que servidores manipulariam o trâmite de processos e o resultado de julgamentos junto ao conselho. De acordo com a PF, a organização atuava dentro do órgão e buscava corromper os conselheiros com o objetivo de anular ou diminuir as multas aplicadas. As informações são do G1.

Ainda segundo a polícia, os servidores repassavam informações privilegiadas para escritórios de assessoria, consultoria ou advocacia nas três unidades da federação. Esses locais usariam disso para captar novos clientes. A entidade diz ainda que há constatação de tráfico de influência.