Caminhoneiros estão revoltados com matéria exibida pelo Fantástico



Na noite de domingo (22), uma reportagem foi ao ar no programa Fantástico da Rede Globo com o título: “Um em cada três caminhoneiros usa drogas, revela teste inédito no Brasil”. Essa reportagem levantou um grande debate nas redes sociais, referente à imagem do caminhoneiro frente à sociedade, e qual é a imagem que a mídia vende desse profissional que transporta o país em suas carrocerias.

De acordo com o último levantamento feito pela ANTT, com dados do RNTRC, são hoje no Brasil 2,2 milhões de caminhões registrados para transporte, e esses caminhões, cada um deles, tem um caminhoneiro atrás do volante. Porém a matéria exibida agrega ainda os motorista de ônibus, e afirma categoricamente que a cada três motoristas profissionais no Brasil, um usa cocaína.

Na reportagem, diversos caminhoneiros foram entrevistados. Eles falaram das longas jornadas e da pressão para cumprir os horários. A matéria leva em conta a exigência do Exame Toxicológico para motoristas profissionais, que acabou de ser regulamentado pelo Contran. O teste apresentado levou em conta uma pesquisa feita com 100 caminhoneiros, um número de amostras baixo frente ao total de caminhoneiros que rodam no Brasil. Informações do blog do caminhoneiro.