28 mil imóveis vão pagar mais IPTU em Ponta Grossa em 2016

Contratada para atualizar a Planta Genérica de Valores de Ponta Grossa, a Viageo Tecnologia entregou nesta sexta-feira o relatório final dos trabalhos à Prefeitura e indicou o aumento na metragem de mais 28 mil imóveis do município. Os proprietários serão notificados pela Secretaria de Gestão Financeira sobre a atualização e, em consequência, terão o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) reajustado em 2016. As informações foram divulgadas no Jornal da Manhã.

Em fevereiro deste ano, a empresa já havia encontrado a diferença na metragem de 32 mil imóveis. Somados ao último levantamento, cerca de 40% dos contribuintes de Ponta Grossa terão aumento no IPTU. Segundo a Secretaria de Gestão Financeira, o município possuía 132.907 cadastros imobiliários (residências, terrenos e apartamentos). Com a revisão realizada pela Viageo, 4.716 imóveis foram incluídos no cadastro, que agora totaliza 137.623.

O secretário Odaílton Souza destaca que não haverá reajuste nas alíquotas do IPTU e afirma que a atualização é uma medida de ‘justiça fiscal’. “É importante destacar que a Prefeitura não está aumentando o IPTU. A cobrança permanece a mesma. Estamos cobrando de uma forma justa, pois havia cidadãos que não estavam contribuindo de forma regular com o município”, afirma.

Desde o início do georreferenciamento, foram registradas 61.720 imóveis com aumento em área construída ou com terrenos baldios. Destes, a Prefeitura vai notificar pela segunda vez 7.882, que voltaram a construir irregularmente, mesmo após a primeira notificação, em 2015.