Reunião discute fechamento de unidade da Petrobras em São Mateus do Sul

O prefeito interino de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano, o deputado estadual Hussein Bakri e o governador do Paraná, Beto Richa, se reuniram nesta segunda-feira (1) com o ministro de Minas e Energia, Carlos Eduardo de Sousa Braga, para discutir a hipótese de fechamento da unidade de industrialização de xisto da Petrobras em São Mateus, a Six. O encontro estava marcado para esta quinta-feira (4), mas foi adiantado.

Durante o encontro em Brasília, foi protocolada uma carta na qual é defendida a manutenção da unidade. O documento argumenta que o fechamento da Six poderia gerar desemprego e afetar a arrecadação do município e do Paraná. Braga se comprometeu a analisar o pedido. 

A Petrobras, desde o início das especulações não confirma o fechamento. A assessoria de imprensa da empresa afirmou, à Gazeta do Povo, que está marcado apenas uma paralisação do parque industrial da Six para manutenção, garantindo o atendimento da norma de segurança NR13, do Ministério do Trabalho, que trata da operação de caldeiras e vasos de pressão. O trabalho irá envolver cerca de 600 funcionários. A parada é praxe e ocorre em todas as unidades da Petrobras.