Morre Luiz Carlos Zuk, ex-prefeito da cidade de Ponta Grossa


A Cidade de Ponta Grossa foi surpreendida, na noite desta quinta-feira, com a notícia do falecimento, em Balneário Camboriú, do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiz Carlos Zuk (72 anos), uma das principais lideranças políticas da história do Município, um dos deputados mais atuantes e um dos prefeitos mais realizadores da cidade.

Zuk deixa a lamentar seu falecimento a esposa Peggy Gutmann Stanislawczuk. Foi pai de dois filhos, Luiz Carlos Zuk Júnior e João Henrique Zuk, ambos já falecidos, os dois em diferentes acidentes de trânsito.

O corpo será velado nesta sexta-feira, a partir das 09 horas, na Capela São Francsico.
Zuk, como era mais conhecido, despontou na política no final da década de 60. Jovem liderança, bastante popular, se elegeu vereador em 1968, sendo reeleito em 1972. Em 1974, chegou à Assembleia Legislativa. Em 76 foi eleito prefeito, governando a cidade por quatros. Renunciou ao cargo para tentar o retorno à Assembleia.

Luiz Carlos Zuk
Nasceu em Ponta Grossa, no dia 23 de maio de 1944, filho de João Lira Stanislawczuk e Mercedez Vaz, ambos de saudosa memória. O pai, imigrante polonês nascido em Lublin em 1909, veio para o Brasil em 1917. Implantou no município de Ponta Grossa, interior do Paraná, uma das primeiras fábricas de balas e bolachas e fundou a Cerâmica Guarany, pioneira na fabricação de telhas, tijolos e goivas no Estado.

Fundou a Sociedade Polonesa Renascença, em Ponta Grossa, para o congraçamento dos descendentes poloneses da cidade e da região. Cursou Economia e Administração na Faculdade de Ciências Econômicas, Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Direito na Faculdade de Direito de Curitiba.

Fonte: www.plantaodacidade.com.br (Luiz Carlos Castilho)