PG perde o professor e maestro Gabriel de Paula Machado

A comunidade ponta-grossense perde o professor e maestro Gabriel de Paula Machado, que faleceu nesta data em sua residência aos 93 anos, deixando viúva a professora e pianista Rita Maria Monteiro Machado e as filhas Ana Maria, Estela Maria e Cristina.

Gabriel foi fundador e professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que, junto com a outras faculdades, deu origem à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi, mais tarde, professor e primeiro chefe do Departamento de Análises Clínicas.

Atuou por 18 anos como regente do Coral da UEPG, fazendo mais de 500 apresentações no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em 2002, tornou-se realidade um grande sonho seu, com a criação do Curso Superior em Música da UEPG, cuja biblioteca leva seu nome.

Católico praticante, Gabriel trabalhou ativamente em movimentos religiosos promovidos pela Diocese de Ponta Grossa. Coordenou o Movimento Familiar Cristão (MFC) diocesano, dedicando-se, principalmente, aos Encontros de Noivos e de Casais, Encontros Familiares nacionais e internacionais, também em Cursilhos de Cristandade, Conselho de Leigos do Regional Sul 2 e de Vocações Sacerdotais. Era irmão do saudoso padre Paulo Xavier Machado. Foi pianista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa por 10 anos.

O corpo de Gabriel de Paula Machado está sendo velado na Capela Mortuária São Francisco e será sepultado nesta sexta-feira, (1º/09), às 10h, em cemitério a ser definido pela família.

Com informações de Carlos Alberto Mayer/Assessoria UEPG