Câmara vai votar denúncia contra Temer na próxima quarta

O parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) foi aprovado, nesta quarta-feira (18), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com isso, o texto pela inadmissibilidade da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer deve ser analisado no plenário da Câmara dos Deputados até a próxima quarta-feira (25). O parecer teve 39 votos favoráveis, 26 contrários e 1 abstenção.

A denúncia contra Temer foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em setembro. Ela se refere aos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa. Os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, foram denunciados também, pelo crime de organização criminosa.

Para ter prosseguimento e seguir para o Supremo Tribunal Federal (STF), a denúncia precisa receber o apoio de 342 deputados, dois terços do total de 513 parlamentares. Com a autorização da Câmara para prosseguimento da denúncia, os ministros do STF decidirão se o presidente Michel Temer vira réu. Nesse caso, ele será afastado do cargo por até 180 dias.

Com informações da Agência Brasil