25 de julho de 2018

Ferramenta verifica inadimplência de IPTU e Taxa de Lixo por rua

Consulta pode ser feita por toda população. Levantamento permitirá que administração direcione ações de justiça fiscal onde a inadimplência for maior

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, liberou uma ferramenta que permitirá a consulta dos índices de inadimplência no pagamento de IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo por rua.

A ferramenta está disponibilizada no Portal da Inadimplência, no site oficial da Prefeitura, e já pode ser consultada por qualquer cidadão. Com os dados disponibilizados através deste recurso, a administração deve elaborar novas estratégias de justiça fiscal, direcionadas para regiões em que a inadimplência for maior.

Através da ferramenta, é possível verificar que a inadimplência de ruas na região central, ocupadas principalmente por estabelecimentos comerciais, supera, em muitos casos o índice geral de inadimplência, hoje em 25%, ultrapassando R$ 30 milhões, somente de impostos referente ao exercício financeiro 2018.

Com a ferramenta também é possível identificar a taxa de inadimplência no pagamento da taxa da Coleta de Lixo. Para realizar a consulta por rua, basta acessar o Portal da Inadimplência e, logo abaixo dos gráficos, selecionar a opção ‘Detalhar por Bairros’.

Publicado pelo portal da Prefeitura de Ponta Grossa. Foto: Arquivo.