PF abre novo inquérito para investigar José Dirceu

A Polícia Federal informou ao juiz Sérgio Moro, em petição protocolada na última sexta-feira, que abriu mai um inquérito contra o ex-ministro José Dirceu. O inquérito foi aberto em processo que o juiz suspendeu por um ano por se tratar de réu já condenado.

A denúncia foi apresentada em dezembro do ano passado, tendo como base depoimento do empresário Gerson Almada, da Engevix, que disse ter feito pagamentos de R$ 900 mil à Entrelinha Comunicação, que prestava serviços à JD Consultoria, empresa de Dirceu, entre 15 de abril de 2011 a 16 de julho de 2012.

A abertura de inquérito ocorre duas semanas após a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal determinar a soltura de José Dirceu, que cumpria pena no Presídio da Papuda, em Brasília, depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou sua condenação e determinou a antecipação do cumprimento da pena. Os ministros do STF entenderam que Dirceu poderia recorrer em liberdade da sentença. Sem a “efetivação das condenações já exaradas”, a PF retomou as investigaões.

Informações de Roger Pereira/Paraná Portal. Foto: Rodolfo Buhrer.