Cenário do emprego pós-crise nos Campos Gerais

A região dos Campos Gerais segue se recuperando da crise econômica que começou em 2015, segundo boletim intitulado ‘A dinâmica do emprego nos Campos Gerais’, produzido pelos pesquisadores do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O documento foi divulgado nesta semana e mostra como as cidades da região reagiram a crise econômica desde 2015.

Assinado pela professora Augusta Pellinski Raiher, do Curso de Economia da UEPG e dos programas de Pós-Graduação em Economia e em Ciências Sociais da Instituição, o documento traz um levantamento completo da criação ou da destruição de vagas de emprego nas cidades da região. Além de dados coletados entre 2015 e 2017, o boletim também apresenta números do primeiro semestre de 2018.

O boletim mostra que os municípios da região sofreram um “forte impacto no mercado de trabalho após 2014”. Em 2014 tanto a região dos Campos Gerais como o Paraná detinham taxas de crescimento positivas, tendência que acaba sendo revertida a partir do ano seguinte.

O documento mostra que, em 2017, 48%  do emprego formal dos Campos Gerais estava  localizado em Ponta Grossa, seguido de Telêmaco  Borba (11%) e de Castro (9%).