Câmara de Curitiba pode extinguir função do cobrador de ônibus

Será votado na primeira semana de dezembro o requerimento que pode antecipar para este ano a decisão sobre o transporte público operar somente com bilhetagem eletrônica.

A proposta, tratada pela categoria dos cobradores como o fim da profissão na capital do Paraná, foi protocolada na Câmara Municipal de Curitiba pela prefeitura, mas ainda tramita pelas comissões temáticas e seria votada só em 2019.

O pedido de urgência que abreviaria a tramitação foi debatido nesta terça-feira (20), mas seu autor, Rogério Campos (PSC), pediu que a análise ficasse para depois do dia 29 de novembro.

A proposta institui a exclusividade da bilhetagem eletrônica nos ônibus da capital, extinguindo a função do cobrador. Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), se aprovada, a nova lei põe em risco o emprego de 6 mil trabalhadores que hoje atuam nesta função.

A prefeitura e as empresas que operam o transporte da capital afirmam haver plano para absorver boa parte desta força de trabalho em outras atividades.

Informações de Roger Pereira/Paraná Portal. Foto: Reprodução.