Prefeitura de PG recebe médicos cubanos para esclarecimentos

Conforme anunciado na manhã desta terça-feira (20) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Procuradoria Geral do Município, recebeu os médicos intercambistas cubanos para uma reunião no período da tarde. O encontro foi para tentar definir quantos médicos sairão imediatamente do Programa Mais Médicos e como ficaria a situação dos mesmos em Ponta Grossa.

Depois de muita conversa a Prefeitura pode afirmar que a partir das 12h de hoje (20) eles não atuam mais nas Unidade Básicas de Saúde (UBS). E que ainda não foi possível informar quantos profissionais sairão da cidade nos próximos dias, porque os próprios médicos não foram informados oficialmente pelo Governo de Cuba quando devem deixar a cidade.

Ainda na reunião foi repassado aos cubanos que a Prefeitura adiantou o pagamento da bolsa mensal para os profissionais e que o executivo respeita a decisão deles em deixar de atender nas UBS, pois seguem orientação do Governo de Cuba.

Sobre os atendimentos

Na quinta-feira (22) as UBS terão escalas com profissionais concursados atuando na Atenção Primária, este cronograma será divulgado até o final da tarde de amanhã (21). Caso um paciente chegue em uma UBS e não tenha médico, e esteja em situação de urgência e emergência, a própria Equipe Saúde da Família (ESF) fará o acolhimento e encaminhamento para as Unidades de Pronto Atendimento da cidade.

Publicado pelo portal da Prefeitura de Ponta Grossa.