TJ suspende concurso público com cerca de 155 mil inscritos

O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu o concurso público para técnico judiciário de primeiro grau. A seleção tinha aproximadamente 155 mil inscritos. O anúncio foi feito no final da tarde desta segunda-feira (18).

Em nota, o TJ informa que a suspensão é temporária e o principal motivo são decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) que afetam o quadro de pessoal da instituição. De um lado, o CNJ impõe a correção do desequilíbrio no quadro de servidores, de forma a compensar uma defasagem que seria de cerca de 350 funcionários na primeira instância. De outro, o STF determinou que o TJ apresente um plano de estatização de 172 serventias judiciais que ainda funcionam em caráter privado. São cartórios que tiveram a titularidade concedida de forma irregular depois de 1988.

A nota divulgada no site da instituição informa que a nova cúpula diretiva do Tribunal, que assumiu o TJ no começo de fevereiro, tem necessidade de avaliar as decisões do Conselho Nacional de Justiça e realizar estudos a respeito do impacto financeiro da medida que determina a estatização dos cartórios.

Segundo os dirigentes do TJ, é necessário estudar o impacto das mudanças no orçamento do tribunal, até para a elaboração de um plano para cumprimento da determinação, levando em conta a demanda da força de trabalho a ser suprida em cada unidade judicial.

Lenise Aubrift Klenk - BandNews FM Curitiba.