Situação de emergência em Castro
A Prefeitura de Castro decretou situação de emergência no último dia 30, em razão dos estragos causados pelas chuvas. O Município pretende, no prazo de 30 dias, reconstruir as estradas rurais.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia revelam que desde 1943 não chovia tanto no mês de julho na região. Foram mais de 300 milímetros desde o dia 1.º até o dia 27 de julho. Segundo o Simepar, foi o mês de julho mais chuvoso no Paraná, desde o ano de 1997.
Como medida emergencial foram contratados 20 caminhões para auxiliar na recuperação das estradas. O rio que corta a cidade está, como nos velhos tempos, engolindo a região da Prainha.
As aulas nas escolas municipais foram suspensas até o dia 10 de agosto, para evitar o contágio da gripe A H1N1 entre os alunos.
CURIOSIDADE:
A diferença de situação de emergência e estado de calamidade é a intensidade dos efeitos provocados pelos desastres. Situação de emergência é decretada quando os danos são suportáveis e superáveis pela população, mas com o reconhecimento da situação crítica a cidade pode receber recursos mais rapidamente dos governos estaduais e federais. Estado de calamidade é quando a situação oferece risco de segurança para os moradores envolvidos.
Comentários