Cidade apresenta plano de Contigência contra a Dengue


O Município de Ponta Grossa apresentou ofialmente ontem seu plano de contingência para o combate a uma eventual epidemia de dengue. De acordo com o secretário municipal de Saúyde, Dr. Winston Bastos, titular da pasta de Saúde, Ponta Grossa está preparada para enfrentar uma possível epidemia:

Em 2009 o município não registrou nenhum caso da doença, mas foram detectadas larvas do mosquito em quatro amostras coletadas pela Gerência de Controle de Zoonoses. Em caso de suspeita da doença, a Vigilância Epidemiológica vai ficar encarregada da coleta para exames, em seguida vai comunicar a Gerência de Zoonoses que vai se deslocar até a residência para tomar as devidas providências. Na região onde a pessoa eventualmente for contaminada é feita uma delimitação de 300 metros ao redor para eliminar os criadouros. Em seguida é aplicado um larvicida, para exterminar os focos. Os moradores da região são orientados sobre os cuidados com locais que facilitam a criação e o desenvolvimento da larva em Aedes Aegypti.

A primeira ação do plano de contingência será no treinamento de profissionais que atuam na área da saúde. Grupos de médicos, enfermeiros e auxiliares que atuam no município na detecção e tratamento da dengue estarão empenhados no programa, já que a cidade precisa estar preparada para atender esses pacientes. Pelas projeções, se Ponta Grossa enfrentar uma epidemia da doença, pelo menos 900 pessoas podem ser picadas pelo inseto, a partir da base estatística de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Comentários