PT oferece Samek para a vaga de vice de Osmar Dias


O notíciário político estadual de hoje dá conta de que o PT vai sugerir o nome do diretor da Usina de Itaipu, Jorge Samek, para compor, como candidato à vice-governador, a chapa encabeçada pelo senador Osmar Dias (PDT) para a disputa pelo governo do Estado. A Comissão Executiva pedetista defende a aliança com o PT, mas reivindicam o nome da presidente estadual da legenda, Gleisi Hoffmann como vice de Dias na disputa pelo Palácio das Araucárias.


Hoffmann, porém, não se mostra disposta a abrir da candidatura ao Senado, uma vez que as pesquisas revelam que tem boas chances de conquistar uma das duas cadeiras paranaenses. Via de regra, a petista tem aparecido atrás apenas do governador Roberto Requião (PMDB) nas sondagens sobre intenções de votos para senador. “Fiquei muito honrada por lembrarem meu nome na reunião do PDT. Mas o PT tem bons nomes para indicar para vice. Como é o caso do Jorge Samek e do (deputado federal) Ângelo Vanhoni”, afirmou a petista em entrevista a rádio CBN ontem. 

Um dos principais articuladores do presidente Lula (PT) no Paraná, o deputado federal André Vargas (PT), confirma que Samek é o nome de consenso do partido para ser vice de Osmar Dias. Para ele, a chapa ideal é Osmar e Samek, que é uma pessoa de confiança do presidente Lula.

Gleisi — Pelo lado do PDT, o prefeito de Cascavel e membro da Comissão Executiva Estadual, Edgar Bueno, confirmou ontem a preferência pelo nome de Gleisi. Apesar das evasivas de ambas as partes, a aliança entre pedetistas e petistas no Paraná está praticamente consolidada. Embora não confirmem, os detalhes da união devem ser acertados amanhã, em almoço entre Dias e a presidenciável do PT, ministra Dilma Roussef.

A aliança com o PT ainda garantiria mais cinco minutos e 23 segundos na propaganda partidária no rádio e na televisão para Osmar Dias. Sozinho, o PDT tem apenas um minuto e vinte e nove segundos.

Comentários