POLÍTICA LOCAL

Câmara veta ampliação de gratuidade no transporte coletivo aos portadores de deficiência

Os vereadores de Ponta Grossa rejeitaram o novo projeto de lei que tinha como propósito alterar a legislação de transporte público coletivo. Após o pedido de vistas por 15 dias, a proposta entrou em pauta e foi reprovada por nove votos. O projeto de lei iria dar gratuidade da passagem de transporte coletivo para portadores de deficiência e doenças mentais com comprometimento de locomoção com renda mensal inferior a três salários mínimos. A lei atual permite gratuidade nestes casos para deficientes com renda de até dois salários mínimos.

O projeto que fora rejeitado pela Câmara daria ainda direito à gratuidade da tarifa de ônibus a um acompanhante, caso necessário. No entanto, a maioria dos vereadores acreditou que poderia haver ônus à população, com risco de reajuste na atual tarifa cobrada pelo transporte público.

PLANO DIRETOR VOLTA A SER DISCUTIDO

Um grupo de vereadores se reuniu ontem, após a sessão ordinária da Câmara Municipal, para retomar as discussões acerca da criação de um Plano Diretor para Ponta Grossa. Serão necessários estudos para que possam ser elaborados projetos a fim de buscar melhorias sociais, econômicas e ambientais a estrutura da cidade. A partir dele, até mesmo para instalação de uma empresa, por exemplo, será necessário prever os "impactos" que poderá causar ao Município.

O Plano Diretor irá criar diretrizes que a cidade deve ter para seu desenvolvimento urbano e definir obras e medidas que melhorem o trânsito, por exemplo, a médio e longo prazo. Como já foi noticiado pela imprensa no início deste ano, praticamente 100% das indicações e apontamentos que foram feitos depois de cinco meses de trabalho da Comissão não foram atendidas.

Comentários