SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional será inagurado hoje em alto estilo 

Três anos e dois meses após o início das obras será inaugurado hoje, às 15 horas, o tão aguardado Hospital Regional de Ponta Grossa, instalado no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A solenidade de entrega vai marcar a última vinda de Roberto Requião à cidade como governador.

O Hospital Regional terá capacidade para atender cerca de 500 pacientes por dia após a conclusão plena de sua implementação. Para iniciar as atividades do Hospital, o Governo do Estado convocou 626 aprovados em concurso público, que deverão assumir funções logo após a inauguração da obra.

O hospital será inaugurado com o objetivo de agilizar o andamento da fila para cirurgias eletivas. Durante os primeiros meses de funcionamento, a instituição irá atender pacientes que aguardam na fila para realizar essas cirurgias. Na primeira semana o atendimento ambulatorial estará aberto para reexaminar os pacientes e marcar a cirurgia. Neste momento serão disponibilizadas três salas cirúrgicas. Em Ponta Grossa, a demanda para cirurgias eletivas é de mais de mil pacientes.

O Pronto Socorro do HR irá funcionar daqui a quatro meses. Também serão instaladas nos próximos meses Unidade de Internamentos para 60 leitos, UTI adultos (10 leitos), UTI Neonatal (8 leitos) e Centro Obstétrico (três salas). O Pronto Socorro presencial terá 360 plantões com 60 médicos.

A área construída do Hospital é de 14,2 mil metros quadrados, em um investimento total de R$ 35 milhões. A parte física está 100% pronta, e o que falta é o paisagismo do local. O atendimento à população vai começar no próximo dia 5 de abril, e o funcionamento será gradativo, como o próprio Requião informou na última sexta-feira, quando realizou a última vistoria no local. Cerca de 20% da capacidade do Hospital estará em condições de uso em um primeiro momento, chegando aos 100% no final do ano.

Convênio firmado entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Científico e Tecnológico (Fauepg) e governo do Paraná garantirá recursos de R$ 56,5 milhões para a manutenção do Hospital Regional. O valor será destinado em 60 parcelas mensais e tem como objetivo principal o desenvolvimento de atividades de atendimento à saúde da população. Os recursos são do Tesouro do Estado, através de dotação orçamentária específica.

Comentários