SAÚDE

Brasil inicia a maior campanha de vacinação mundial

O Brasil inicia hoje um dos maiores desafios na história da saúde mundial. Até maio a meta é imunizar 110 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica (a gripe suína) e a gripe sazonal em duas campanhas simultâneas. Mais de 91 milhões de pessoas fazem parte do grupo de risco que deverão ser vacinadas contra a gripe A. Outros 19 milhões são idosos que receberão a vacina dentro da campanha anual de imunização contra a gripe sazonal.

A tarefa não é nada fácil. Na América do Sulnenhum país tem população sequer semelhante. A Argentina, por exemplo, tem pouco mais de 35 milhões de habitantes. As campanhas contra a gripe A e a sazonal no Brasil pretende vacina o equivalente a três argentinas. Falando sobre a campanha de imunização contra a gripe A, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão já alertava para a grandeza da ação. “Esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização. Portanto, é fundamental a colaboração de todo o país para garantirmos o êxito em proteger nossa população”, disse o ministro.

E isso deve acontecer num prazo muito estreito. Em menos de três meses — entre 8 de março e 21 de maio — o Brasil terá doses disponíveis para vacinar mais de 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar, pelo menos, 80% dessas pessoas. Nesse período, também acontecerá a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que pretende imunizar ao menos 80% de um total de 19 milhões de pessoas acima de 60 anos. A ação vai superar a maior vacinação já realizada no mundo, em 2008, que imunizou 67 milhões de pessoas contra rubéola.

Vacinação — Nesta primeira fase da campanha, cada Estado definirá qual será a sua estratégia para vacinar os profissionais de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe e os indígenas que vivem em aldeias. Detalhes sobre essa estratégia, como locais e horários de vacinação, podem ser obtidos nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A partir do dia 22, os mais de 60 mil postos de vacinação espalhados por todo o país estarão abertos para imunizar os grupos prioritários, conforme calendário divulgado, e que será reforçado em chamadas do Ministério. O objetivo da vacinação não é conter o vírus da gripe pandêmica, pois ele já está presente em pelo menos 213 países e territórios, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A ação é para proteger os grupos mais vulneráveis, que têm mais chance de ter doença respiratória grave e morrer.

Com informações de Bem Paraná

Comentários