UMA INFORMAÇÃO MALUCA...

A notícia de que o presidente Lula se licenciaria da Presidência para se dedicar à campanha da ministra Dilma Rousseff foi classificada pelo ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social, como “maluquice”. Matéria publicada ontem no jornal O Globo, informava que Lula se licenciaria do cargo, em agosto e setembro, para se dedicar em tempo integral à campanha de Dilma, e em seu lugar assumiria José Sarney, que não disputará as eleições. “É uma maluquice do Globo”, garantiu o assessor do Planalto.

No final do ano passado, Lula chegou a comentar com assessores que poderia se licenciar por algumas semanas para subir no palanque de Dilma e ajudar a reforçar a campanha. Os mesmos assessores observaram, porém, que a situação hoje é favorável à ministra, o que dispensaria, neste momento, estratégias “radicais”.

Além disso, segundo a Agência Estado, a avaliação de alguns desses assessores indica que o presidente Lula garantiria mais votos à Dilma Rousseff no exercício de sua função do que fora do Planalto. De qualquer forma, a preocupação do presidente em não causar problemas jurídicos com o processo eleitoral o levará a participar da campanha de Dilma Rousseff apenas durante os fins de semana.

O Planalto se incomodou com a divulgação da notícia de que Lula se afastaria, pois se isso ocorresse quem assumiria o cargo seria o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alvo de uma série de denúncias nos últimos meses. Os demais nomes da linha sucessória devem ser candidatos - o vice-presidente José Alencar pode sair para o Senado e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disputa a indicação para vice na chapa de Dilma.

Diz o colunista Giba Um que se o presidente Lula ameaça ir parar no livro Guinness de recordes, com mais de três mil discursos proferidos em oito anos de Governo, a primeira-dama, Marisa Letícia, igualmente é candidata a outro recorde. Será a única, em todo o mundo, a passar mais de 2.900 dias sem abrir a boca em público. Para quem não se lembra: Mário Covas também não gostava que sua mulher, Lila, falasse em público ou fosse entrevistada na televisão. Permitiu uma vez no Bom Dia, Brasil (Globo) e se arrependeu.

Comentários