MERCADO MUNICIPAL

Destaco Editorial da edição de ontem do Jornal da Manhã sobre a importância da encampação do Mercado Municipal. Parabéns ao JM por defender os interesses da comunidade e pelo exercício do legítimo jornalismo público:
Os interesses do Mercadão
A imensa estrutura ociosa do Mercado Municipal é um atestado de décadas de abandono. Primeiro por parte de alguns comerciantes que ali se instalaram e depois decidiram que o local não lhes era mais atrativo; alguns simplesmente saíram, outros realocaram suas áreas.
Uma boa parte conseguiu fazer bom uso do espaço e continua gerando emprego e renda para o Município. Mas o local também é vítima do abando do poder público, que poderia ter agido em outros tempos para não deixar chegar ao ponto em que chegou, ou seja, com a maioria do prédio sem condições de utilização. Agora, é tentar consertar um estrago que poderia ter sido evitado.
De outro lado, o Município não pode prescindir de utilizar o Mercado Municipal de forma plena, fazendo valer os recursos públicos utilizados para a construção do prédio. É preciso que esse local seja totalmente revitalizado e que o seu uso retorne em benefícios para a coletividade.

O que se pede dos vereadores é que tenham o bom senso necessário para discutir a matéria desapaixonadamente, pensando em primeiro lugar no bem público e não em benefícios eleitorais que possam advir de uma determinada posição, seja a favor ou contra a encampação. Naturalmente não será um processo fácil, mas se faz mais do que necessário.

Quando tivermos a maturidade suficiente para formar consensos sem ferir suscetibilidades, estaremos prontos para que Ponta Grossa experimente o desenvolvimento que todos querem. Muito se fala de que a democracia brasileira é muito incipiente, que é muito nova, com apenas vinte e poucos anos. Com vinte e poucos anos, todos temos que tomar as maiores decisões, então, não se pode ficar patinando com esse pretexto.


Nesse sentido, a proposta do Executivo parece razoável. Encampar o local e indenizar os comerciantes que estão utilizando o espaço atualmente. Esse processo tem de ser feito com todo o rigor e respeito, pois não se pode punir quem adquiriu direitos e trabalhou durante anos para construir empreendimentos de respeito.

Comentários