Ainda indefinido, PDT faz convenção hoje
Ainda com futuro eleitoral indefinido, o PDT paranaense realiza hoje a convenção partidária. Os caciques da legenda já adiantaram que o clima de suspense em torno do lançamento da candidatura do senador Osmar Dias ao governo ou apoio ao tucano Beto Richa (PSDB) permanecerá, uma vez que os convencionais irão delegar para a Comissão Executiva a responsabilidade pela decisão. A ideia dos pedetistas é ganhar tempo, continuar negociando e deixar que os outros partidos façam suas convenções e se posicionem. No próximo dia 30 encerra-se o prazo – estabelecido pela Justiça Eleitoral - para que os partidos homologuem suas candidaturas e alianças para a disputa de outubro.

Se a opção for pela adesão a candidatura de Richa, os pedetistas nativos ainda dependerão de um aval da direção nacional, que se reúne no sábado para definir se os estados serão obrigados a seguir a aliança firmada com o PT para apoiar a candidatura presidencial de Dilma Roussef ou terão liberdade para construir suas próprias coligações.

A outra alternativa, que há muito vem sendo trabalhada, é a candidatura própria ao governo com Osmar Dias na cabeça de chapa. Este projeto porém ainda depende de acertos com o PMDB e o PT. O governador Orlando Pessuti (PMDB), que chegou a admitir que abriria mão de disputar a reeleição para apoiar o pedetista, agora garante que estará na briga pelo comando do Estado. Já o PT, apesar de declarar apoio a eventual candidatura de Dias, não cede a reivindicação pedetista que quer Gleisi Hoffmann (PT) como candidata a vice-governadora. Os petistas insistem em lançá-la como candidata ao Senado.

Comentários