Mercadão abrigará Núcleo de Apoio ao Cidadão


O Município de Ponta Grossa projeta instalar em dois anos o núcleo de apoio ao cidadão nas dependências do atual Mercado Municipal. A meta é retirar 40 comerciantes do espaço até o final deste ano.

"Os comerciantes teriam mais nove anos de concessão do espaço. Nós vamos antecipar a devolução do local e vamos propor indenização aos comerciantes", afirma o prefeito Pedro Wosgrau Filho.

Caso os comerciantes não concordem com os valores da indenização poderão recorrer à justiça. Wosgrau reconhece que dificilmente as obras no Mercadão vão começar ainda em 2010. Segundo ele, vai demandar tempo o processo de indenizações e de elaboração do projeto de reforma. O prefeito contou que o dinheiro para pagar os comerciantes será bancado pela Prefeitura, enquanto os recursos para as obras devem vir por empréstimo junto ao governo estadual ou federal. O custo da reforma pode chegar a R$ 5 milhões.

Em reunião realizada no sábado, junto ao secretário municipal de Planejamento, José Ribamar Krüger, ficou estabelecido que o espaço do atual Mercadão será utilizado para sediar órgãos públicos. "Serão implantados órgãos de atendimento ao público. Uma das nossas metas é instalar a Agência do Trabalhador no local", revela Wosgrau.

Krüger salienta que o local funcionará como uma central de serviços do município. "Alguns órgãos da Secretaria de Saúde e o Procon também deverão funcionar no antigo Mercado Municipal.

Será um espaço público que ofertará serviços púbicos. Há muitos serviços públicos que são ofertados na cidade, mas que estão espalhados. Nossa ideia é centralizá-los", ressalta o secretário. Também deverá ter uma central de consulta dos processos municipais. "Nossa intenção é colocar um espaço para que as pessoas possam consultar como está o andamento dos processos", diz.

O pequeno empresário Gilmar Moreira acredita que o Mercadão necessita de uma reforma, porém não concorda com a ideia de retirar os comerciantes do local. "Serão cerca de 100 funcionários que estarão sem emprego ou que terão que encontrar outro local para trabalhar. Queremos pelo menos que nos paguem a indenização e que o espaço seja útil ao Município", afirma Moreira, que trabalha há seis anos no Mercadão.

Encampação foi aprovada em maio

Os vereadores autorizaram na sessão do dia 31 de maio da Câmara, em primeira discussão, que o Executivo faça a encampação do Mercado Municipal de Ponta Grossa. Por 7 votos contra 6, as duas emendas que alteravam os critérios para a retomada do prédio pelo Município foram rejeitadas, como orientava os pareceres das Comissões de Finanças e de Obras. Assim, a Prefeitura conseguiu ter a autorização aprovada para a encampação sem nenhuma restrição imposta pelo Legislativo.

Fonte: Jornal da Manhã

Comentários