ELEIÇÕES 2010

PTN lança Edilson Fogaça para deputado federal

Em reunião na noite desta quarta-feira, o diretório estadual do PTN e lideranças indicaram o nome do vereador Edilson Fogaça como candidato a deputado federal na convenção do partido, marcada para o próximo dia 19. Fogaça se apresentou ao grupo como pré-candidato, ressaltando que a sua candidatura não se trata apenas de um projeto pessoal, mas conta com o apoio de todas as lideranças do partido.

“O Fogaça apresentou o seu nome, informando que aceitaria o desafio, desde que houvesse o apoio incondicional dos filiados. Houve esse comprometimento e é um projeto de candidatura do PTN. A sua pré-candidatura foi aprovada e o seu nome levado à convenção para a aprovação”, informa José Elizeu Chociai, presidente estadual do PTN.

A convenção Estadual do PTN acontece no auditório da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além da homologação das candidaturas, será ministrada uma palestra de formação política. O palestrante, convidado pelo ex-presidente nacional da Ordem, Roberto Busato (PTN), é o atual secretário do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. A palestra terá como tema as regras eleitorais para as eleições de outubro. Possivelmente o PTC realize a sua convenção em conjunto.

DESEMPENHO

Fogaça destacou que a sua participação visa o fortalecimento do PTN, que nas últimas eleições conquistou a maior votação na disputa proporcional, elegendo dois vereadores. “Um partido sem candidato perde a essência da sua existência”, acredita o vereador, que vê maiores chances de eleição na disputa para deputado federal. “O meu desempenho para federal nas pesquisas que realizamos para consumo interno é maior do que para estadual”, relatou, creditando o resultado à falta de representação da cidade em Brasília e ao número menor de candidaturas.

O PTN deverá estar coligado com os partidos da “frentinha”, formada ainda pelo PTC, PSDC, PMN, PHS e o PSL e pretende apresentar chapa própria para deputado federal e estadual. A coligação com o PTB na chapa para deputado federal foi descartada devido às dificuldades de eleição de um representante dos demais partidos.

Na “frentinha”, a intenção do PTN é concentrar todas as suas forças na candidatura de Fogaça, que deverá ser o único nome do partido na chapa. “A “frentinha”, com seis partidos, tem possibilidade de fazer legenda para eleger um deputado federal com segurança”, afirma o presidente do PTN, estimando serem necessários 40 mil votos para a eleição de Fogaça.

Antes de decidir lançar Fogaça, o PTN estudava o apoio ao pré-candidato a deputado federal Sandro Alex (PPS). “Essa possibilidade foi cogitada, desde que o partido não tivesse candidatura própria. No entanto, como a ideia se fortaleceu, o vereador Edilson apresentou o seu nome e com a ‘frentinha’ a sua chance de eleição é real. Entre apoiar um nome do PPS e um do PTN, é claro que fizemos a opção de uma candidatura própria”, explicou Chociai.

O presidente do PTN acredita que a cidade pode eleger mais de um deputado federal, considerando as chances de eleição de cada candidato em sua coligação. O PTN irá trabalhar a candidatura de Fogaça em mais de 100 municípios paranaenses onde está presente. “Será exigido o apoio dos diretórios municipais às candidaturas do partido. Os dirigentes que não aceitarem esta determinação serão afastados do comando do partido em seus municípios”, avisa José Elizeu.

Fogaça vê a sua candidatura como uma forma de fortalecer o partido, consolidar a votação das últimas eleições e manter a unidade do grupo.

INCENTIVOS

Diversas lideranças manifestaram apoio à Fogaça. Entre elas, o ex-vice-prefeito Ricardo Mussi e os suplentes de vereador Pastor Moisés Faria e Altair Nunes. Mussi defendeu a união do partido em torno da candidatura de Edilson Fogaça. “Pode contar com o meu apoio, até como forma de retribuir o apoio que recebi do partido nas eleições de 2006”, disse Ricardo Mussi.

“A cidade esteve dividida nas últimas eleições. O Sandro Alex obteve uma expressiva votação, mas o Pedro Wosgrau, com o apoio do PTN venceu a eleição. A candidatura do Fogaça representa esta outra metade da população e conta com o apoio do prefeito Pedro Wosgrau”, destacou o suplente Altair Nunes – “Taíco”. Além de “Taíco”, Elizeu Chociai, que é secretário municipal de Gestão de Recursos Humanos, também está confiante no apoio dos integrantes do governo municipal à candidatura de Fogaça.

“Vou reunir o secretariado e pedir o seu apoio. Cinco secretários já manifestaram a intenção de apoiar a nossa candidatura”, contou Chociai, destacando que a candidatura de Edilson Fogaça conta com a simpatia do prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB).

Fonte: Plantão Online

Comentários