SAÚDE - CAS Central desafoga consultas no Pronto-Socorro

Desde janeiro, a população conta com mais um Centro de Atenção a Saúde (CAS) que funciona, provisoriamente, anexo ao Pronto Socorro Municipal. O CAS Central é a mais nova ferramenta da saúde no município e já realiza, em média, de 150 a 200 consultas por dia. Os atendimentos são de Clínica Médica, feitos diariamente, inclusive aos sábados e domingos, por dois médicos, das 9h às 21h.

A previsão da Secretaria de Saúde de que o novo CAS diminuiria a demanda do Hospital Municipal foi confirmada e a unidade passou a ser mais um ponto de referência para os usuários da saúde pública na cidade. Antes, o Pronto Socorro realizava cerca de 500 atendimentos por dia, com a instalação do CAS Central o número caiu para 350 atendimentos por dia.

O novo prédio, que abrigará em definitivo o CAS Central, fica ao lado do PS, onde antes funcionava o Centro Especializado Odontológico (CEO), e está sendo reformado para acomodar com conforto a população. De acordo com o secretário, a construção já está bem adiantada e a armação do telhado sendo colocada. Quando estiver concluído, o novo CAS terá cerca de 484 metros quadrados distribuídos em ampla recepção, seis consultórios, quatro leitos de observação, salas de observação masculino e feminino, sala de coleta, sala de curativo, ambientes de apoio e sanitários comuns e adaptados para portadores de necessidades especiais.

Ponta Grossa conta ainda com mais três CAS localizados próximos aos terminais de Oficinas, de Uvaranas e do Nova Rússia. Cada um deles atende uma média de 160 pessoas por dia.

Comentários