Conselho Tutelar retira crianças do Rio Verde

O Conselho Tutelar Leste realizou ontem às 16 horas uma blitz no Balneário Rio Verde, para a retirada de crianças que freqüentam o lugar desacompanhadas dos pais. Foram encontrados quatro menores, o mais novo com nove anos e o mais velho com doze. Havia no momento do trabalho crianças acompanhadas dos pais. Os responsáveis foram notificados a comparecerem no Conselho Tutelar Leste. Mesmo acompanhadas, as crianças ficam sob risco de morte, pois não há guarda-vida do Corpo de bombeiros nem da Prefeitura fazendo a vigilância. Ninguém com conhecimento técnico para salvamento.

Das quatro crianças que ficaram sob a custódia do Conselho, duas foram encaminhadas à Central de Atendimento porque os pais não foram encontrados. Os responsáveis das outras duas também receberam advertência.

As blitz no balneário serão frequentes. A Prefeitura mantém uma equipe no Rio Verde, mas com a finalidade de conservação do ambiente, não com o fim de segurança aos frequentadores.

A Guarda Municipal acompanhou a operação do Conselho Tutelar e deve seguir com os conselheiros nas próximas tarefas. O apoio da Guarda Municipal foi necessária devido à demanda e também para a segurança pessoal dos conselheiros, porque há sempre pessoas alheias ao trabalho querendo interferir e causar confusão.

Questionado sobre o problema das crianças no Rio Verde, o diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Paulo Barros, disse que “isso não é um problema do Município. A responsabilidade é dos pais. Fazemos a manutenção do espaço. Os cuidados das crianças são do pai e da mãe”, e nada mais acrescentou.

O promotor da Infância e Juventude, Fuad Faraj, vai pedir providências à Prefeitura com relação à entrada e permanência de crianças no Balneário Rio Verde. Faraj discorda do diretor de Meio Ambiente, Paulo Barros. A Prefeitura tem responsabilidade pela segurança dos frequentadores do local, principalmente das crianças”, afirma.

Comentários