Servidores protestam contra a terceirização da Saúde

Servidores públicos municipais realizaram hoje em frente à Prefeitura uma manifestação contra a terceirização de parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde. O protesto reuniu profissionais de diversas áreas, sendo idealizado pelo sindicato da categoria. Os manifestantes entendem que a terceirização anunciada acarretará elevados custos ao município, sendo mais coerente que sejam realizados investimentos em estrutura e pessoal.

Após demonstrarem insatisfação com os rumos da saúde pública em Ponta Grossa, os manifestantes dirigiram-se à Câmara Municipal, onde entregaram um documento aos vereadores com as principais reivindicações do setor. Os parlamentares que estão dispostos a trabalhar, por sua vez, comprometeram-se com os servidores. Os pedidos serão analisados após a exigência de explicações da equipe do prefeito Pedro Wosgrau Filho.

Em recente entrevista, o secretário municipal de Saúde, Winston Bastos, afirmou que existe apenas a "possibilidade" de terceirização pelo Plano Municipal de Saúde, que seria amparada pelo Ministério da Saúde através de portaria publicada no último dia 7. Segundo ele, nada foi decidido sobre o assunto e, portanto, os manifestantes estariam se precipitando, "pois qualquer processo de licitação deve ser aprovado com antecedência pelo Conselho Municipal de Saúde".

Estivemos participando do protesto ao lado de 200 manifestantes e apoiamos as reivindicações dos servidores da saúde, que querem o diálogo antes de qualquer mudança de última hora no setor.

Comentários