Tropas federais vão ficar no Rio até outubro de 2011

As tropas das Forças Armadas vão permanecer no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro até outubro de 2011. A informação foi confirmada pela primeira-dama do estado do Rio, Adriana Ancelmo, durante a inauguração da 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no Morro dos Macacos. Inicialmente, a previsão do governador Sérgio Cabral era de que as tropas federais ficariam até julho nas favelas.O pedido foi feito pela manhã pelo secretário José Mariano Beltrame e encaminhado ao governo federal pelo governador. A resposta do Ministério da Defesa foi positiva.

Sérgio Cabral Filho também pretende oficializar nesta terça-feira, ao Ministério da Defesa, o pedido de participação de mais 2.000 homens das Forças Armadas na missão de combate ao banditismo no Rio de Janeiro. Os militares participarão da ocupação do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro. O comando das Forças Armadas resistia à longa permanência no Rio, mas aceitará a missão, costurada com apoio do governo federal.

A avaliação do comando militar é de que existe consenso político em favor da permanência das tropas – além do apoio da população, manifestado abertamente nas ruas do Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, as Forças Armadas demonstraram preocupação com a alteração de sua missão nas favelas do Rio de Janeiro- de um trabalho de vigilância ao redor dos morros para o de policiamento dentro do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro.

Comentários