ESPECIAL: Polícia toma o Complexo do Alemão no Rio

A polícia começou a subir no Complexo do Alemão pouco antes das 8h da manhã deste domingo. Pelo menos 100 homens de grupos operacionais da polícia civil, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Polícia Federal estão nesse momento revistando casas no conjunto de favelas. A expectativa é que eles encontrem pelo menos parte dos traficantes que poderiam utilizar a região como rota de fuga. Os policiais têm o apoio de mais de 50 homens do Exército e cinco blindados: um tanque e quatro veículos de transporte com metralhadora.

Sete fuzis e sacos com drogas foram encontradas pelos policiais em quatro casas do Areal, o coração do Complexo do Alemão, que a polícia ocupou neste domingo. O material foi levado para o batalhão de Olaria em bacias de plástico.

“Todas as casas serão revistadas. Beco por beco, buraco por buraco”, afirmou o comandante geral da PM, Mario Sergio Duarte, que chegou há pouco no local. Segundo ele, nenhum policial nem morador foi baleado, mas ainda não é possível fazer um balanço da operação.

Contrariando as orientações policiais, alguns moradores acompanham a movimentação das tropas de suas janelas, tentando ao mesmo tempo se esconder de uma possível bala perdida. Poucos se aventuram a sair. O clima é tenso, mas as forças policiais demonstram confiança na ação.

Comentários