No Paraná, 48% das cidades não têm defesa civil
O Paraná não está preparado para enfrentar desastres naturais e não possui um sistema eficaz de prevenção. O problema está relacionado à falta de estrutura das defesas civis municipais. Em quase metade dos municípios o órgão não existe, e onde existe não está bem organizado. No estado, só Curitiba tem um mapeamento das áreas de risco e um plano diretor de defesa civil. A Defesa Civil Estadual fará o mapeamento neste ano.
Na maioria das cidades, a Defesa Civil existe somente no papel. Há algum representante do órgão, mas geralmente ele não se dedica exclusivamente à função. Dados de 2009 mostram que, dos 399 municípios paranaenses, 193, ou 48% do total, não tinham Defesa Civil. Já a Defesa Civil Estadual tem uma boa estrutura quando comparada aos órgãos dos demais estados: tem um software de georreferencimento e em 2011 passou a ter o maior número de coordenadorias regionais do país, de 8 para 15, com cerca de 70 pessoas.
Em Ponta Grossa, temos uma Defesa Civil atuante que vem mapeando áreas de risco e alertando as famílias, além de remoção e assistência às vítimas de enchentes.
Comentários