PR registra aumento de 62% na realização de transplantes


A Central Estadual de Transplantes, que completou 15 anos de existência em 2010, realizou mais de 13 mil transplantes neste período. O Paraná registrou aumento de 62% nos procedimentos realizados entre 2000 e 2010. Esse índice foi puxado principalmente pelas operações de córnea, que registraram aumento de 69%, passando de 492 cirurgias, realizadas em 2000, para 832, em 2010. No total, no ano passado foram realizados 1199 transplantes.


O Estado também conta com as Organizações de Procura de Órgãos (OPO). São unidades que ajudam na identificação de possíveis doadores de órgãos e tecidos e na manutenção destes doadores até que o órgão seja retirado. As equipes também ficam responsáveis pelo contato com a família do doador. As unidades foram implantadas em 2010 e estão localizadas em Curitiba – no Hospital do Trabalhador; Campina Grande do Sul – Hospital Angelina Caron; Cascavel - na sede da 10ª Regional de Saúde (RS); em Maringá - na sede da 15ª Regional de Saúde; Ponta Grossa - no Hospital Regional de Ponta Grossa; e uma em Londrina - na sede da 17ª Regional de Saúde.

Cada OPO conta com um médico, seis enfermeiros e dois técnicos administrativos. A equipe fica responsável pela notificação do possível doador à Central de Transplantes, e fazem o contato entre as comissões internas dos hospitais e a Central. Atualmente, 98 serviços estão credenciados para realizar transplantes de órgãos e córneas no Estado. Aproximadamente três mil pessoas aguardam na fila de espera por um transplante.

Comentários