DST: Saúde prepara ações de prevenção para o Carnaval












O Carnaval está chegando e com ele a preocupação com a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST), inclusive a AIDS. Por isso, este ano a Prefeitura de Ponta Grossa preparou uma campanha de prevenção especial para o período do Carnaval. Ineditamente, a campanha será dividida em dois momentos, pré e pós-carnaval, e terá como principal alvo mulheres de 15 a 24 anos, especialmente as de menor escolaridade e menor poder aquisitivo – estatisticamente, a faixa de maior incidência.

O público feminino foi escolhido porque a infecção entre as mulheres está em constante crescimento. O aumento proporcional do número de casos de AIDS entre as mulheres pode ser observado pela razão de sexos (número de casos em homens dividido pelo número em mulheres). Em Ponta Grossa, chegou a 1,8 caso em homens para cada 1 em mulheres.

A campanha será dividida em antes e depois das festas, sendo que a mensagem pré-carnaval foca a prevenção ao HIV e promove o uso do preservativo e o pós-carnaval vai enfatizar a necessidade de se realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo.

A ideia é colocar a mulher como protagonista de sua história. Para isso, o Programa Municipal de DST/AIDS ampliará a distribuição de preservativos para população e divulgará a oferta da testagem rápida para HIV, buscando assim atingir o objetivo da campanha.

Comentários