Conselho estuda duas tarifas do transporte coletivo


O adiamento do aval do prefeito Pedro Wosgrau Filho quanto ao reajuste da tarifa do transporte público coletivo de Ponta Grossa deve permitir que o Conselho Municipal de Transportes (CMT) faça análise mais detalhada acerca da planilha de custos apresentada pela empresa responsável pelo serviço, Viação Campos Gerais.

A informação foi repassada pelo presidente do CMT, Carlos de Mário. De acordo com ele, a partir de nova análise, será proposta adoção de duas tarifas diferenciadas: uma para quem paga a passagem utilizando dinheiro e outra, menor, para que se utiliza do bilhete eletrônico.

“Para nós do conselho o adiamento foi ótimo. Esse tempo a mais vai nos permitir avaliar melhor a planilha e propor a cobrança de tarifa diferenciada para aqueles que se utilizam da bilhetagem eletrônica”, adianta Carlos de Mário.

De acordo com ele, será uma contraproposta ao valor de R$ 2,44 apresentado pela empresa. “Entretanto, a adoção das duas tarifas vai depender de encaminhamento de Projeto de Lei, por parte do Executivo, para avaliação da Câmara Municipal”.

A ideia de adoção de tarifas diferenciadas, conforme de Mário, via tornar o sistema mais eficiente. “Com mais pessoas fazendo uso do bilhete, o custo operacional será reduzido, desonerando – por sua vez – a planilha de custos, trazendo impacto positivo para a população. Além disso, utilização do bilhete também permite que não haja grandes quantias em dinheiro nos coletivos, reduzindo a ocorrência de assaltos”.

Através da assessoria de imprensa, o secretário municipal de Planejamento, José Ribamar Krüger, informou que a Secretaria está realizando esse estudo, de modo a beneficiar aquele que se utiliza o bilhete eletrônico. A partir dessa análise, Projeto de Lei deve ser elaborado e encaminhado a apreciação dos vereadores. (fonte: diario dos campos)

Comentários