Vigilância Sanitária vistoria escolas

A Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância Sanitária, visita instituições de ensino para avaliar as questões de higiene e a comercialização de alimentos. Através da implantação do projeto “Cantina Saudável” da Secretaria Estadual de Saúde, foi indicado um novo cardápio para comercialização de lanches.

Com base na lei estadual de 2005, as escolas devem evitar a venda de balas, pirulitos, chocolates, gomas de mascar, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos industrializados, salgados fritos, pipocas industrializadas, biscoito recheado e frituras em geral. Durante a visita também serão abordados questões sanitárias, instalações físicas, higiene e documentação.

No ano passado a vigilância sanitária já entrou em contato com as escolas da cidade, informando sobre a nova portaria. Nesta segunda visita, a nutricionista vai encaminhar um documento explicando os tipos de alimento que os alunos deveriam consumir na hora do lanche. As instituições de ensino vão ter um prazo de 60 dias para se adequarem. Após o prazo, elas podem ser autuadas e terão que pagar uma multa no valor de R$ 2 mil.

Comentários