Ecoparná vai assumir a gestão do Parque Estadual de Vila Velha

Vila Velha, maior atração turística de Ponta Grossa, foi o principal tema discutido durante encontro realizado na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, nesta quinta-feira, com a presença do secretário Estadual de Turismo, Faisal Saleh e lideranças do setor na região. O entendimento é de que, com a atual gestão, pelo Instituto Ambiental do Paraná, o parque se constitui mais em unidade de conservação do que atrativo turístico.

Por isso, conforme explicou Faissal, a Ecoparaná, empresa autônoma, vai assumir a gestão de Vila Velha. Ele informou que o processo está em andamento e o contrato será firmado entre IAP e Ecoparaná, fórmula encontrada para a revitalização do parque.

Comentou o secretário que “o papel da Ecoparaná é justamente o de desenvolvimento de todo esse potencial, especialmente no que diz respeito à educação ambiental”. E que o uso ambiental das unidades de conservação “também é um processo de interesse turístico”, porque, esclareceu, “trazer as pessoas para a educação ambiental é trazer o turista”.

O Paraná tem mais de 60 parques, mas, nesse primeiro momento, além de Vila Velha, a concessão também vai chegar ao Parque do Monge, na Lapa. Vila Velha, como foi debatido, deixará de ser área apenas de conservação, passando a atrair mais turistas, oferecer novos produtos e serviços que deixem os visitantes em Ponta Grossa.

O Parque de Vila Velha recebe, hoje, média de 7 mil turistas por mês. Eles permanecem no local por duas horas e meia, tempo suficiente para visita aos arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. Com a nova medida, outras atrações serão oferecidas, de lazer, sem que o meio ambiente venha a ser prejudicado.

Comentários