Marcos Pontes é atração hoje em PG

Marcos Cesar Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, é a atração do Curso de Formação Continuada em Astronomia (FOCAR) e XVIII Encontro Regional de Astronomia (EREA), nesta quinta-feira, às 19 horas, no Shopping Palladium, em Ponta Grossa. Para uma platéia formada por professores universitários e da rede pública de ensino, estudantes e público em geral, ele fará um relato da primeira missão espacial brasileira.

Os ingressos são limitados e estão sendo distribuídos, gratuitamente, na entrada shopping, onde está instalado o planetário da exposição sobre Astronomia. Após a palestra, Marcos Pontes realiza uma sessão de autógrafos do seu livro “Missão Cumprida – A história completa da primeira missão espacial brasileira”.

Segundo o site de Marcos Pontes (www.marcospontes.com.br), na palestra sobre a primeira missão espacial tripulada brasileira, ele “conduz a platéia em uma viagem de emoções, dificuldades, visões e curiosidades”. Na exposição do tema, ele apresenta fotos, vídeos e histórias de superação, coragem, patriotismo e perseverança.

O primeiro e único astronauta brasileiro nasceu em Bauru (SP), em 11 de março de 1963. Começou a trabalhar aos 14 anos, como eletricista. Entrou para a Força Aérea, onde atuou como piloto de combate até 1998, quando foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) por concurso público aberto a todos os brasileiros.

A partir de junho de 1998, na AEB, Marcos Pontes passou a servir o país na função de astronauta, na NASA, em Houston, Texas, no Programa da Estação Espacial Internacional. Em 2005, foi convidado a tripular a ‘Missão Centenário’, criada e gerenciada pela AEB.

A missão tinha como objetivos realizar experimentos nacionais em microgravidade, incentivar o crescimento dessa área de pesquisa no Brasil, homenagear Santos Dumont e promover o Programa Espacial Brasileiro. Em março de 2006, Pontes levou a bandeira do Brasil, pela primeira vez na história do país, em órbita da Terra. Como astronauta, ele aguarda a escalação para seu segundo voo espacial.

Comentários