Enem aborda papel de redes sociais na Primavera Árabe, censo e desmatamento

No primeiro dia do Enem, a prova foi marcada por assuntos de atualidades nas diferentes áreas do conhecimento.

Na área de Ciências Humanas, a Primavera Árabe, uso de biocombustíveis e resultados do Censo 2010 foram alguns dos assustos combrados. Já a prova de Ciências da Natureza, classificada de cansativa, deu destaque a questões sobre meio ambiente, com questões sobre aquecimento global e desmatamento.

Em geografia e história, uma das questões tratava da relação das redes sociais com a queda do ditador do Egito, Hosni Mubarak. Em outra, o exame utilizou o censo 2010 para tratar das situação nas favelas do Rio e para traçar uma panorama sobre as religiões no País. O papel dos movimentos sociais e ONGs no cenário político brasileiro também foi cobrado.

Na prova de Ciências da Natureza, os temas foram abordados de forma interdisciplinar, misturando conhecimentos de biologia, física e química. Entre as questões levantadas, estavam desmatamento na Amazônia, biocombustíveis, a tragédia do deslizamento causado pelas chuvas no Morro do Bumba, em Niterói, e o papel do gás metano no aquecimento global. Outras temáticas foram relacionadas à saúde, como a gripe A (H1N1), a incidência de malária na América Latina, e o vírus HPV.