Usina de Mauá: Justiça condena envolvidos
A Justiça Federal (JF) condenou todos os órgãos envolvidos e a empreiteira envolvida na construção da Usina Mauá, no Paraná, por danos ambientais coletivos. Entre os condenados está o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) a pagar multa civil no valor de 50 vezes a quantia de sua remuneração por irregularidades cometidas na elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).
Caso Rasca, que comandava o Instituto Ambiental do Paraná, seja condenado em todas as instâncias, será punido com a perda do mandato de deputado e dos direitos políticos por cinco anos.
A empresa responsável pela obra, a construtora Jmalucelli, foi condenada a pagar uma multa de R$ 40 milhões por danos coletivos. As ações foram propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2006 e têm como réus a União, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e mais duas pessoas físicas. jornale
Comentários