Dilma estará em Curitiba nesta quinta
Na próxima quinta-feira, 13, a presidente Dilma Rousseff estará em Curitiba para anunciar o volume de recursos que o governo federal vai investir na primeira fase das obras do metrô da capital. A administração municipal pleiteia R$ 1,1 bilhão a fundo perdido. As informações são da prefeitura de Curitiba.O prefeito Luciano Ducci já adiantou detalhes da operação do metrô curitibano. Para andar de metrô o usuário vai pagar uma passagem e circular por toda a cidade no sistema da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. O contrato do metrô prevê tarifa única e integração com os ônibus.
Sul/Centro – A Linha Azul, prime
ira fase do metrô de Curitiba, está orçada em R$ 2,25 bilhões para obras em 14,2 quilômetros de extensão, desde a CIC até a Rua das Flores no centro da cidade. Serão 13 estações no percurso. A definição pelo início das obras a partir do Sul se dá pela grande demanda de transporte na região. “O trecho CIC Sul – Estação Rua das Flores foi escolhido porque é o que mais transporta passageiros. Hoje temos 400 mil passageiros/dia neste eixo com tendência de ampliação porque é a região da cidade que mais cresce”, disse Luciano Ducci.
O metrô sairá do terminal CIC Sul em superfície, margeando a Linha Verde, no leito da BR 116. De lá, seguirá em direção ao terminal do Pinheirinho e passará a ser subterrâneo abaixo dos 14,2 quilômetros de canaletas que seguem até o centro da cidade.
A pista exclusiva por onde hoje circulam os ônibus será transformada em um grande parque linear com áreas de circulação para pedestres e ciclistas.
Comentários